terça-feira, 12 de outubro de 2010

Disciplina do Amor

A DISCIPLINA DO AMOR

     Foi na França, durante a 2ª  Grande Guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Portava-se na esquina, um pouco antes das 6 da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e, na maior alegria, acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta à casa. A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava a correr todo  animado atrás dos mais íntimos. Para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe. Mas eu avisei que  o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. .  Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo. Continuou a ir diariamente até a esquina,  fixo o olhar ansioso naquele único ponto, a orelha em pé , atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem amado.assim  que  anoitecia,   ele  voltava  para   casa  e   levava    sua   vida  normal  de  cachorro  até   chegar  o dia   seguinte . Então, disciplinadamente,  como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao seu posto de espera. O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando aquela hora ela disparava para o compromisso assumido, todos os dias. Com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se  para outros familiares. Os amigos, para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina. As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando...Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.
Nesta parte, você deve responder por escrito Às perguntas apresentadas. Procure dar sempre respostas completas, pois assim estará fazendo também um bom exercício de redação. Se tiver dúvidas sobre o significado de alguma palavra, consulte um dicionário.

A)
1-      Onde e quando transcorreu o fato contado pelo narrador?
2- O que o cachorro fazia todos os dias?
3-Como o cachorro ficava ao ver seu dono chegar?
4-Como o cachorro reagia à s festinhas que lhe faziam?
5- Quando o dono foi convocado para a guerra, o cachorro mudou seu comportamento?
6-Por que o narrador diz que o cachorro parecia ter “um relógio preso a pata”?
7-Quando seu dono morreu, o que as pessoas tentaram fazer com o cachorro? Com que intenção?
8-O cachorro esqueceu-se de seu dono com o passar dos anos?
9-Por que, depois de certo tempo, as pessoas perguntavam: “quem esse cachorro está esperando”?
10-O que aconteceu certa tarde?

B)
Refletindo sobre o texto:
Nesta parte, você vai discutir as idéias do texto, vai expor suas opiniões, oralmente ou por escrito, conforme as orientações de seu professor.
1-O que você acha que o rapaz significava para o cão?
2-O que demonstrou o cão com sua atitude de esperar até o fim da vida pela volta do dono?
3-“Com o passar dos anos (a memória dos homens) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou.”
O que o narrador quis destacar com  a exclamação entre parênteses?
4- Que outro título você daria ao texto?

Dê sua opinião:

Você gostou do texto?

Ele fez você pensar em quê?

Escreva um pequeno texto expondo sua opinião sobre o texto “A Disciplina do Amor”.

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário